Navegue Ilimitado até 300 MB...

Não, pessoal! Esta contradição no título não foi um descuido meu. Esta é a lógica da operadora de telefonia celular TIM.

Todo mundo já viu alguma propaganda da TIM oferecendo navegação ilimitada por um preço atraente. Talvez até já tenha recebido uma ligação deles oferecendo este serviço. Pois bem! Eu caí como um patinho nesta conversa. Fui até uma loja TIM e adquiri um plano pós pago com navegação "ilimitada". Como tenho, digamos, experiência e conhecimento de informática e internet um pouco acima da média dos consumidores, fiz algumas perguntas importantes na minha avaliação.



Em primeiro lugar, perguntei qual a velocidade de conexão oferecida. A resposta da atendente foi padrão: "depende de muitos fatores, mas a taxa é de 1 MB/s." Ok! Pelo mesmo princípio do sinal de telefonia, a conexão com a internet depende da área de cobertura. Em alguns lugares será melhor, em outros será pior. Sem falar que há uma estranha liberdade para os provedores de internet para fazerem propaganda de velocidades às quais eles só garantem algo em torno de 20%.

Porém, é na segunda pergunta que a coisa fica muito mais complicada. Perguntei se havia algum tipo de limite no trafego de dados. A resposta foi até meio debochada: "Senhor, o acesso é ilimitado!" Ora, de forma educada, fui chamado de idiota. Mas, não somente a realidade demonstrou que a pergunta não tinha nada de irrelevante, como ficou claro que há, sim, uma verdadeira propaganda enganosa. Se você procurar, está lá, no site da TIM, a informação de que após 300 MB a TIM pode (e certamente fará) reduzir a velocidade para 50 KB/s. Entendeu bem? A velocidade cai para, na melhor das hipóteses, menos do que uma conexão discada. Isto não é uma limitação? Não há aí um limite no qual o serviço muda de configuração? Se não estou louco, então estamos diante de mais um caso de PROPAGANDA ENGANOSA.

Se você é um usuário bem light, que quando muito entra na caixa de entrada do email pelo celular, ou faz uma rápida pesquisa no google, então tudo bem. Mas se você é um usuário verdadeiramente pesado, que se encantou pela propaganda, vai ficar com muita raiva em pouquíssimo tempo. 

Verdade seja dita. Esta prática é feita por TODAS as operadoras. Contudo, é a TIM que anuncia navegação ilimitada.

Triste, mas é verdade!

Abs

Marcelo Oliveira

1 comentários:

Emanuel Jr. disse...

O mais complicado de tudo é convencer um juiz, que sequer sabe a diferença entre uma internet discada e banda larga, de que se trata de propaganda enganosa. Acabam fazendo por pura impunidade. Mas isso não é novidade. Culpa de nós que somos clientes dessas operadoras.

Quantas vezes você que está lendo esse comentário foi até o fim em uma reclamação? Até o fim mesmo, até as últimas consequências? Menos de 1% com certeza. Isso significa que esses 1% conseguem o querem mas as operadoras ainda estão ganhando em 99% dos casos. É só fazer a conta e ver se vale ou não vale o crime.

Dizem que não fazem nada por não dá em nada. Porque a Justiça é lenta. A maioria dos que assim o dizem sequer tentaram. O dia que tentarem vão perceber que estavam certos, que é lenta mesmo e que falha muitas vezes, mas que é preciso sempre buscar o que é certo. Buscar só a vitória não é realidade. As vezes a vitória vem mascarada de derrota. Cristo que o diga.

Se a maioria começar a questionar esses procedimentos, o erro custará tão caro que será preciso pensar duas vezes antes de cometê-los impunemente. Não quer dizer que vão resolver o seu problema de imediato, mas que os questionamentos serão tão intensos e se tornarão tão dispendiosos que não mas serão compensativos. Mas isso depende de união, coisa que estamos longe de ter.

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.

Nossos amigos

Arquivo do blog