Compre nos postos Ipiranga e seja corno!

Obviamente o título do post é exagerado. Mas ainda mais exagerado é o mau gosto da propaganda "amantes" que a Agência Talent criou como parte da Campanha "Ipiranga, um lugar completo esperando por você".

Em resumo, a propaganda mostra um cliente dos Postos Ipiranga que retorna mais cedo para seu lar por ter conseguido fazer tudo que queria mais rápido, graças à polivalência do Posto Ipiranga. O inusitado fica por conta da quantidade chocante de amantes que fogem da casa do sujeito, surpreendidos pelo rápido regresso do corno. Veja a propaganda:



Basicamente, uma propaganda tem como objetivo vender determinado produto ou idéia, através de mensagens diretas ou indiretas. É bem sabido que uma forma bem eficaz de fazer isto é criar empatia com o consumidor que assiste tal propaganda. Partindo deste princípio, vamos analisar rapidamente a propaganda em questão.

A mensagem principal, qual seria? "Nos Postos Ipiranga você encontra uma enormidade de serviços e produtos, com rápido atendimento, para facilitar sua vida." Ela foi atingida? Sim. Acredito que este objetivo foi alcançado sem maiores dificuldades.

Existem mensagens indiretas, subjacentes à imagem principal? Sim! E na grande maioria das vezes são estas mensagens secundárias as responsáveis por criar a empatia com o cliente. A Fórmula é simples: Mensagem principal (apontando qualidades do produto) + mensagens secundárias (ressaltando perfil do público alvo) = venda. E qual o perfil do cliente do Posto Ipiranga mostrado no filme? Um trouxa, "inocente" o suficiente para não ver a torcida do Flamengo e do Corinthians juntas fugindo da casa dele. Um corno ao qual ninguém, em sã consciência, gostaria de ser associado. A mensagem forçada é a de que quem compra nos postos Ipiranga é corno. Péssimo!

Por fim, resta dizer algo sobre a mulher do sujeito. Qual papel lhe cabe no filme? Seria ela, de alguma maneira, a imagem dos Postos Ipiranga, já que consegue atender tantos e tão diferentes "clientes" em tão pouco tempo?

O que penso é que se fosse responsável dos Postos Ipiranga teria rejeitado com todas as forças esta propaganda, uma vez que ela consegue de forma "engraçadinha" destruir de uma só vez a imagem do posto e consumidor.

Abs

Marcelo Oliveira

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.

Nossos amigos

Arquivo do blog